Grandes Nomes da Cozinha

Grandes Nomes da Cozinha

1. Auguste Escoffier

Auguste Escoffier está entre os maiores nomes da história da gastronomia. (Fonte: Wiki/Reprodução)

Escoffier foi um grande chef e restaurateur (quem gerencia restaurantes). Ele viveu de 1846 a 1935, em meio à belle époque, e ajudou a consolidar a cozinha francesa moderna. É impossível falar de gastronomia sem lembrar seu nome.

2. Paul Bocuse

Considerado um embaixador da cozinha francesa moderna, Bocuse foi outro chef que tornou a França famosa. Viveu de 1926 a 2018 e, além de administrar restaurantes premiados, dá nome a concursos gastronômicos rigorosos. É considerado um dos criadores da nova cozinha e foi professor de uma geração de profissionais de sucesso.

3. Alain Ducasse

Nascido na França, Ducasse se naturalizou no principado de Mônaco. Trabalha desde a década de 1980 na área e, tal como outros colegas de profissão, tornou-se conhecido por sua atuação em restaurantes de hotéis de luxo. Foi o primeiro chef a ter três restaurantes premiados com três estrelas Michelin ao mesmo tempo.

4. Claude Troisgros

Com um pé na França e outro no Brasil, Troisgros é um dos chefs mais badalados do Rio de Janeiro. (Fonte: Wiki/Reprodução)

Já deu para ver que os franceses dominam a parada. Mas Troisgros apostou em uma conexão França-Brasil, abrindo restaurantes por aqui. Há 50 anos, seu restaurante em Roanne (França) recebe a classificação máxima Michelin. É oriundo de uma família de chefs, e seus filhos e sobrinhos já estão seguindo à risca a tradição.

5. Jean Roca

O espanhol tem 57 anos e já é um profissional consagrado. Entrou na gastronomia por estímulo da família, que tinha um restaurante catalão tradicional, e hoje administra um espaço gourmet com os irmãos. A receita familiar deu certo: o local já foi duas vezes premiado como melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant.

Destaques brasileiros

8. Manu Buffara

Do sul do Brasil, Buffara também é uma chef de destaque e aposta nas particularidades de sua região. "Se orgulhe de suas raízes, de sua terra, de sua família e da sua cultura. Essa é a nossa maior inspiração!", revela a chef. Jovem, é uma das promessas da gastronomia brasileira.

7. Thiago Castanho

Um país com dimensões continentais e uma biodiversidade tão grande tem tudo para oferecer uma ótima gastronomia. E, do norte do Brasil, Thiago Castanho é um dos nomes que mais se destacam. O profissional trabalha no Remanso do Bosque, em Belém do Pará (PA), e junta a riqueza amazônica a pratos acessíveis.

8. Mara Salles

Com forte inspiração no cuidado da mãe com os alimentos, Mara Salles procura resgatar a relação afetiva que os alimentos podem propiciar. (Fonte: Tordesilhas/Reprodução) Além do protagonismo feminino, Salles divide com Buffara a valorização de alimentos agroecológicos. A brasilidade e a origem rural são partes fundamentais do trabalho dela. Seu restaurante em São Paulo, o Tordesilhas, valoriza a simplicidade que aprendeu com a mãe, dona Dega, "cabocla e sábia", como homenageia a chef.

9. Paulo Machado

É claro que a cozinha pantaneira não poderia ficar de fora. Mas, mais que determinados ingredientes, Machado tenta recuperar as técnicas usadas por pessoas simples, que conhecem como ninguém as tradições locais. Por isso, o chef sul-mato-grossense está interessado em transformar o simples em alta gastronomia. E está tendo sucesso.

10. Rodrigo Oliveira

Do nordeste brasileiro, Oliveira é uma das referências que não podem faltar. Assim como seus pares, o chef tem raízes bem fincadas no cotidiano do povo sertanejo. Com apoio da família, ele largou a engenharia para fazer do caldinho de mocotó sua obra. Ambiente simples e acolhedor, comida simples e deliciosa. Precisa de mais?