50 dicas para o sucesso do agente de viagens

05/11/2023

Agora, mais do que nunca, quando os viajantes pensam que não precisam de agentes de viagens, é sua função provar que estão errados. Ao ter padrões incansavelmente elevados em todos os aspectos do seu negócio, você transmitirá aos seus clientes em alto e bom som o quão valiosos são os seus serviços.

Aqui estão 50 dicas para manter seu negócio de viagens prosperando. Mantenha-os à mão para referência regular. Essas dicas não sairão de moda. Você encontrará ferramentas poderosas não apenas para hoje, mas amanhã e no futuro.

1 Tenha um plano de negócios. Depois de estabelecer uma visão e a direção de sua agência de viagens, ela fornecerá estrutura e o manterá no caminho certo.

2 Identifique seu mercado e desenvolva estratégias para alcançá-lo.

3 Esteja sempre pensando em maneiras de promover sua empresa, você mesmo e seus funcionários. Torne-se a fonte de referência para os meios de comunicação.

4 Seja ativo em sua comunidade. Envolva-se em eventos sociais, exposições e outras arrecadações de fundos onde você pode apresentar seu nome aos residentes. Organize palestras com Rotary Clubs, bibliotecas e escolas locais.

5 Use seu site para inspirar viajantes. Publique novo conteúdo e promova-o por meio de e-mails  (opt-in).

6 Use as mídias sociais estrategicamente. Desenvolva uma campanha, em vez de apenas postar fotos e comentários aleatoriamente. Por exemplo, uma semana, dedique todas as postagens às viagens de verão; outro para safaris africanos.

7 Estabeleça prazos diários. Ao ter prazos, você se força a ser mais produtivo.

8 Especialize-se. Você pode ser generalista, mas ao mesmo tempo ter algumas especialidades que atraem novos clientes. Assim que se espalhar a notícia de que você é um especialista em determinados destinos (Caribe, Índia, América do Sul) ou em certos tipos de viagens (cruzeiros, viagens de aventura), você terá um fluxo natural de perguntas.

9 Tenha em seu escritório uma pessoa mais jovem que você está preparando para subir.

10 Trate cada cliente como se seu negócio dependesse disso.

11 Retorne aos clientes rapidamente .

12 Se possível, conheça os clientes pessoalmente.

13 Seja um bom ouvinte e seja curioso.

14 Conhecimento do projeto. Os clientes querem saber que você conhece o que faz.

15 Tenha sempre uma atitude otimista ao se comunicar com os clientes.

16 Seja consistente e mostre que você é responsável.

17 Seja paciente... não importa o que aconteça.

18 Não fale muito. Deixe-os falar.

19 Formulários: Tenha um perfil de viajante muito completo arquivado para cada cliente e revise-o anualmente (deve ter detalhes do passaporte, preferências alimentares, alergias, etc.).

20 Tenha uma lista de verificação de quais documentos vão para o cliente e quando. Perfis do viajante, autorizações de cartão de crédito, isenções de seguro de viagem…

21 Mantenha-se atualizado com a tecnologia. Forneça aos clientes informações de viagem e itinerários nos formatos mais recentes disponíveis, a menos que prefiram métodos mais tradicionais. Descubra como eles desejam permanecer conectados. Eles usam WhatsApp? E Venmo?

22 Descubra sempre o que é essencial para os clientes. Piscinas? AC? Camas king-size? Quartos grandes?

23 Celebrações. Os clientes costumam dizer que é um aniversário ou uma viagem de formatura. Mas seja proativo – se você estiver ciente de algo que está por vir (por causa de conversas anteriores), mencione isso. E sempre avise os fornecedores. Você pode ser criativo com isso: Baby Moons, viagens de ninho vazio…

24 Preste atenção aos desafios mundiais e tenha sensibilidade ao fazer sugestões. Por exemplo, o tema da exploração de animais para entretenimento em viagens é uma área de grande preocupação. Faça com que seja sua responsabilidade manter-se atualizado sobre o que está acontecendo e como manter sua empresa longe disso.

25 Nenhum trabalho é muito pequeno. Alguém quer apenas uma visita guiada privada de meio dia em uma cidade vizinha para uma família de quatro pessoas? Pegue. Isso lhe dará a oportunidade de mostrar suas habilidades e eles poderão voltar para uma viagem mais elaborada.

26 Processe solicitações rapidamente após recebê-las. Importante para fazer a bola rolar. 

27 Não seja rígido quanto aos itinerários que você pode traçar. Mesmo que você ame seu plano, se um cliente mostrar que quer algo diferente, você terá que ser flexível.

28 Antes de um cliente viajar, ofereça-se para repassar o itinerário diariamente por telefone ou pessoalmente.

29 Mantenha contato com os clientes quando eles estiverem viajando. Não esteja presente apenas para receber as más notícias.

30 Esteja acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana ou tenha um backup. Esteja pronto para dinamizar e fazer alterações conforme necessário. O tour gastronômico da Vespa choveu na cidade de Ho Chi Minh? Não tem problema, envie um e-mail para seu fornecedor para trocar de noite.

31 Mantenha contato com os clientes durante todo o ano. Envie cartões postais, e-mails curtos…

32 Sugira um plano de viagem para os proximos 5 anos para todos os seus clientes. Isso é algo que você pode sentar e desenvolver com eles, levando em consideração orçamento, idade, interesses.

33 Fale sobre orçamento no início do processo e transmita seu compromisso de obter o máximo valor dentro de seu orçamento.

34 Mantenha-se atualizado sobre as taxas de câmbio e de moeda estrangeira. Se o rand sul-africano estiver fraco em relação ao dólar americano, use-o como um excelente argumento de venda.

35 Esteja atualizado sobre as notícias internacionais e tenha opiniões sobre como você se sente em relação a determinados acontecimentos. Se um cliente menciona um país que sofreu ataques terroristas, como você reage? Como você reage a notícias enganosas? Avaliar um país pelo que você vê nas notícias é como ver uma sala pelo buraco da fechadura. Faça com que seja da sua conta entender o quadro completo.

36 Venda seguro de viagem, mas, a menos que você seja um especialista em seguros, incentive seus clientes a fazer perguntas específicas às seguradoras.

37 Obtenha feedback dos clientes após uma viagem e compartilhe-o com parceiros e fornecedores com quem você trabalhou.

38 Recolha depoimentos e utilize-os no seu site, nas redes sociais e em campanhas publicitárias.

39 Incentive os clientes a indicar amigos. Todos nós sabemos que o boca a boca é a melhor publicidade que você pode ter.

40 Acompanhamento com clientes, com fornecedores… sempre .

41 Mantenha-se atualizado sobre feriados em destinos que você provavelmente venderá. Por exemplo, saiba quando o Tet está acontecendo no Vietnã. Saiba quando ir e quando NÃO ir a determinados lugares.

42 Não faça multitarefas. É quando os erros acontecem.

43 Não envie e-mails tarde da noite. Sempre revise pela manhã com olhos claros.

44 Certifique-se de que seus e-mails, seus itinerários e outros documentos sejam à prova de erros. Estes são reflexos de você e mostram o quão bem você presta atenção aos detalhes.

45 Contrate um contador.

46 Participe de feiras comerciais e eventos de viagens, mas escolha-os com sabedoria.

Pergunte a si mesmo quantos você pode razoavelmente frequentar todos os anos e se precisa voltar aos mesmos todos os anos.

47 Decida se um consórcio é adequado para você. É ótimo ter uma rede e pode render ótimas comodidades para sua clientela. Mas, ao mesmo tempo, não subestime o potencial de uma agência forte e independente, onde as relações com os fornecedores são diretas e em primeira mão.

48 Cultive contatos comerciais sempre que puder. Quando você enviar um cliente para algum lugar, envie um e-mail para o Diretor de Vendas ou para o gerente. Chame a atenção para o fato de você ser fã da empresa deles.

49 Viaje com inteligência. Todos os anos, identifique os lugares que você precisa visitar para estar atualizado com seus clientes e chegar até eles.

50 Ao viajar, tenha o máximo de experiências que puder, para poder vendê-las efetivamente aos seus clientes. Faça aulas de gladiadores em Roma. Caminhe pelas muralhas de Dubrovnik. Passe a noite num ryokan no Japão, num riad em Marrocos, numa pousada em Portugal.