Características do serviço de alimentos e bebidas
Características do serviço de alimentos e bebidas
Como os serviços de alimentação e bebidas têm vários tipos, apenas os quatro exemplos mais comuns de serviços de alimentação e bebidas serão abordados:
- Restaurantes finos
- Restaurantes casuais
- Restaurantes de fast food
- Barras
Diferentes serviços de alimentos e bebidas têm suas próprias características únicas e isso pode ser refletido em seus menus, serviços e temas.
Restaurantes finos
Restaurantes de alta gastronomia são aqueles estabelecimentos que oferecem padrões muito altos em todos os aspectos de sua operação : um extenso menu à la carte, serviço de mesa, instalações e decoração de boa qualidade, acompanhamentos de serviço, etc.
Eles podem ser encontrados em hotéis de quatro e cinco estrelas ou como restaurantes independentes. Algumas características de um restaurante fino estão listadas abaixo:
Menu à la carte
• O menu de bebidas com longas listas de vinhos e bebidas alcoólicas é sempre fornecido e é separado dos menus principais• Os alimentos são preparados na hora• Os pedidos podem ser personalizados de acordo com as preferências dos clientes• Ênfase no uso de ingredientes frescos e de alta qualidade• Menu de alto preço
Serviço
• Alta proporção de funcionários para hóspedes
• Baixa rotatividade de assentos
• Alguns exigem associação e código de vestimenta
• Funcionários bem treinados e bem cuidados
• Serviço de mesa completo com configuração formal da mesa;
• Regras não escritas sobre gorjetas
• Taxa de serviço de 10% é necessária
• Alguns podem exigir reservas antecipadas de clientes
Tema
• Bem decorado
• Espaçoso, o que proporciona certos níveis de privacidade aos clientes
• Ambiente de jantar tranquilo e confortável
• Projeta uma atmosfera elegante.
Restaurantes de jantar casual
Um restaurante que serve comida a preços moderados em um ambiente casual é chamado de restaurante casual dining.
Esses restaurantes geralmente oferecem serviço de mesa e compõem um segmento de mercado entre estabelecimentos de fast food e restaurantes requintados.
Em termos de menu, serviço e tema, o restaurante casual dining tem as seguintes características:
Menu
• Servir menu à la carte, buffet e comida saudável
• Alguns oferecem menus fixos em certas ocasiões, por exemplo, menu de almoço e menu de jantar
• A lista de bebidas é combinada ou separada do menu principal, com menos opções de vinho, mas cerveja, quando comparada a restaurantes finos
• Os pratos têm preços moderados
• Geralmente oferecem mais opções de pratos do que restaurantes finos e fast food
• Os alimentos podem ser pré-cozidos ou preparados na hora
Serviço
• Baixa proporção de funcionários para clientes quando comparado com aqueles em restaurantes finos
• Nenhum código de vestimenta formal ou etiqueta de jantar é exigido
• Serviço de mesa completo com configuração de mesa simples, e os clientes pedem sua comida de um balcão e se servem antes de pagar
• Taxa de serviço de 10% é exigida pela maioria dos restaurantes
Tema
• Menos formal na decoração quando comparado a restaurantes finos
• Projeta uma atmosfera relaxada
Na categoria de restaurantes casuais,
há três tipos mais comuns de estabelecimentos de alimentos e bebidas, incluindo cafés, restaurantes especializados/temáticos e cafeterias.
Variações em suas características quando comparadas com os restaurantes tradicionais de refeições casuais podem ser observadas e comparadas da seguinte forma:
Restaurantes temáticos/especializados
Um restaurante especializado/temático é definido como um estabelecimento gastronômico que enfatiza um produto alimentício específico ou um tipo de culinária étnica em seu menu e em sua publicidade.
• As escolhas são moderadamente limitadas
• Ênfase geral em características únicas
• Proporção variada de funcionários para hóspedes
• Singularidade dos conceitos de alimentos e bebidas
• Decoração variada
Café
Um pequeno local de encontro social (loja) que vende comida e bebida.
• Menu simples com opções limitadas
• Apenas alimentos leves ou itens fáceis de preparar
• Baixa proporção de funcionários para hóspedes
• Os garçons devem ter conhecimento sobre café
• Assentos confortáveis
• Decoração variada e atmosfera casual
Cafeteria
Uma cafeteria é um tipo de estabelecimento de serviço de alimentação no qual há pouco ou nenhum serviço de mesa. Uma cafeteria também pode ser um restaurante no qual os clientes selecionam sua comida em um balcão e a levam em uma bandeja para uma mesa disponível após efetuar o pagamento, se necessário.
É também uma área de jantar em uma instituição onde os clientes podem selecionar refeições em um balcão que são então compradas. Alternativamente, as refeições podem ser trazidas de outro lugar e consumidas no local.
Restaurantes de Fast Food
A demanda do cliente resultou em um rápido crescimento em estabelecimentos de fast food. Há uma variedade de estabelecimentos que oferecem uma escolha limitada a muito abrangente de alimentos populares a preços razoáveis.
Alguns estabelecimentos podem ser pequenos e adequados à área local, oferecendo iguarias locais, enquanto outros podem fazer parte de uma rede internacional que emprega um tema específico, por exemplo, o tipo de comida e a variedade de itens disponíveis dependem do tipo e da localização do estabelecimento.
Menu
• As escolhas são limitadas
• Geralmente fornecem comida rápida que é fácil de preparar e conveniente para levar, por exemplo, hambúrgueres, frango, pizzas
• Itens de menu baratos e acessíveis a todo o público em geral
• Cardápios com fotos próximos aos balcões
• Os ingredientes alimentares são semiprocessados na cozinha central antes de serem entregues aos restaurantes
• Os alimentos podem ser consumidos no local ou levados para viagem.
Serviço
• Proporção muito baixa de funcionários para hóspedes
• Autoatendimento: os clientes precisam ir aos balcões de comida para fazer o pedido e pegar sua própria comida
• Assentos gratuitos e sem necessidade de reserva
• Sem mesa montada
• Nenhuma taxa de serviço é cobrada
• Longas horas de operação: alguns funcionam 24 horas por dia
Tema
• Moderno na decoração
• Cores e logotipos fortes são sempre usados para criar uma imagem única da marca
• Uniformes elegantes da equipe ajudam a fortalecer as imagens de marca dos restaurantes
Bares
Um bar pode ser parte de uma operação maior, como um restaurante, ou pode ser um negócio individual. A configuração física dos bares é crítica para definir o ambiente e o tema do estabelecimento. Um bar também permite que os clientes se encontrem e socializem tanto para negócios quanto para lazer.
A maioria dos bares terá um menu de lanches rápidos disponível para os clientes escolherem. A porcentagem de lucro das bebidas é maior do que a da comida e, diferentemente da comida, as bebidas podem ser retidas se não forem vendidas.
Menu
• Servir principalmente bebidas, especialmente bebidas alcoólicas, como cerveja, coquetéis e vinhos
• Os alimentos fornecidos são subsidiários e fáceis de preparar, geralmente incluindo lanches e petiscos
• Alguns oferecem descontos em horários de menor movimento (ofertas de happy hour) para atrair mais empresas
Serviço
• A maioria opera à noite
• Alguns exigem associação para entrada
• Taxa de serviço de 10% é necessária
• Bartenders e garçons devem ter habilidades profissionais e conhecimento de itens de bebidas
Tema
• Sempre tenha uma mesa de bar com bartenders preparando bebidas visíveis aos clientes;
• Iluminação mais fraca quando comparada a restaurantes;
• Pode ter temas diferentes que dependem principalmente do entretenimento fornecido aos clientes, por exemplo, discotecas geralmente são equipadas com grandes pistas de dança com DJs ou bandas ao vivo tocando música para os clientes; bares esportivos geralmente são equipados com grandes telas de TV que permitem que os clientes assistam a eventos esportivos.