Como os custos operacionais do hotel afetam os resultados
Como os custos operacionais do hotel afetam os resultados
Encontrar um equilíbrio: controlar os custos operacionais do hotel e, ao mesmo tempo, manter a satisfação do hóspede
Manter as despesas operacionais do hotel sob controle é essencial para administrar uma propriedade de sucesso. Despesas comerciais altas e práticas esbanjadoras podem esgotar as margens de lucro e ameaçar a saúde financeira e a viabilidade de longo prazo de uma propriedade.
No cenário ideal, as despesas de propriedade estariam perfeitamente alinhadas com a receita total, deixando um bom lucro para os proprietários de hotéis. Mas encontrar o equilíbrio certo entre receita e custos, mantendo os padrões de qualidade e experiência do hóspede , nem sempre é tão fácil.
Com o know-how e as ferramentas certas, você pode melhorar os resultados financeiros, mantendo os hóspedes satisfeitos, seus funcionários leais e posicionando sua propriedade para o sucesso a longo prazo.
Quais são os custos operacionais do hotel?
Os custos operacionais do hotel são as despesas associadas à manutenção e administração de uma propriedade. Na indústria hoteleira, eles variam de custos fixos, como aluguel, impostos sobre a propriedade e seguros, a custos variáveis, como salários por hora, custos de serviços públicos e comissões de agentes de viagens.
Os custos operacionais são geridos por cada departamento e consolidados na demonstração de resultados do hotel. No resultado, as despesas operacionais são segmentadas por mês e subtraídas da receita principal para fornecer o lucro operacional bruto do hotel, ou uma medida-chave de desempenho.
Se for positivo, a propriedade está operando com lucro operacional. Se for negativo, o hotel está gastando mais dinheiro do que ganhando e precisa cortar custos ou aumentar a receita para melhorar os resultados.
Tipos de despesas operacionais do hotel
As despesas operacionais de um hotel podem ser divididas em dois tipos:
Custos fixos
Os custos fixos geralmente permanecem os mesmos, independentemente da ocupação da propriedade , embora possam mudar periodicamente. Por exemplo, um hotel paga o mesmo aluguel e impostos sobre a propriedade, quer esteja funcionando com 30% ou 100% de ocupação.
Exemplos de custos fixos em hotéis incluem:
Despesas relacionadas à folha de pagamento
Aluguel ou hipoteca
Impostos sobre a propriedade
Seguro
Contas mensais fixas como TV a cabo e internet
Taxas de franquia e administração (se aplicável)
Tecnologia (por exemplo, taxas fixas de assinatura mensal)
Custos variáveis
Os custos variáveis podem flutuar de um dia para o outro e geralmente estão correlacionados com os níveis de ocupação. Eles são, portanto, mais difíceis de prever, mas mais fáceis de controlar, tornando-os alvos principais para redução de custos. Por exemplo, os custos de funcionários por hora e materiais de limpeza serão maiores quando um hotel estiver operando com 100% de ocupação do que com 30% de ocupação.
Exemplos de custos variáveis em hotéis incluem:
Trabalho por hora
Utilitários como gás, eletricidade e água
Marketing e distribuição
Suprimentos domésticos
Custos de manutenção
Inventário de alimentos e bebidas
Comissões de cartão de crédito e outras taxas de processamento de pagamentos
Tecnologia (se as taxas forem cobradas com base no uso)
Observe que algumas despesas, como mão de obra e tecnologia, podem ser fixas e variáveis. Por exemplo, salários são considerados despesas fixas porque não variam significativamente de mês para mês, enquanto salários por hora são considerados despesas variáveis porque podem flutuar em relação à ocupação.
Compreender e controlar os custos operacionais do hotel
Para controlar os custos, a gestão do hotel precisa saber quanto sua propriedade está gastando, para onde está indo o dinheiro e por quê . Use a demonstração de P&L para analisar cada departamento e comparar o desempenho com o orçamento, previsão e meses e anos anteriores. Procure padrões, exceções e áreas para melhoria.
Os seguintes indicadores-chave de desempenho ajudarão você a entender como os custos afetam a receita e a lucratividade. Eles podem ser medidos por dia, mês ou ano.
Custo por quarto ocupado (CPOR)
Custo por quarto ocupado, ou CPOR, é uma medida do custo médio de um hóspede de hotel ocupando um quarto, incluindo custos fixos e variáveis. Quanto menor o CPOR, maior o lucro potencial que um hotel pode obter nas vendas de quartos. O CPOR é calculado dividindo-se os custos totais do departamento de quartos pelo total de quartos vendidos em um determinado período.
CPOR = Custo Total de Quartos/Total de Quartos Vendidos
custo por quarto ocupado CPOR
Custo por quarto disponível (CostPAR)
O custo por quarto disponível, ou CostPAR, é semelhante ao CPOR, exceto que mede o custo médio de manutenção de todos os quartos da propriedade, não apenas dos quartos ocupados. Enquanto os quartos ocupados podem variar dia a dia, o número de quartos disponíveis é relativamente fixo. O CPAR é calculado dividindo os custos totais do departamento de hospedagem pelo número total de diárias disponíveis em um determinado período.
CPAR = custos totais dos quartos/total de diárias disponíveis
Lucro operacional bruto por quarto disponível (GOPPAR)
Lucro operacional bruto por quarto disponível, ou GOPPAR, é uma medida do lucro operacional bruto médio em relação ao número de quartos disponíveis em um hotel. O GOPPAR é calculado dividindo o lucro operacional bruto pelo número total de diárias disponíveis em um determinado período.
GOPPAR = GOP/Total de diárias disponíveis
Lucro operacional bruto por quarto disponível
Mão de obra por quarto disponível (LPAR)
A mão de obra é um dos maiores gastos dos hotéis, representando em média 49% dos custos totais, segundo o STR . Desde a pandemia, as despesas com mão de obra subiram ainda mais. O custo de mão de obra por quarto disponível, ou LPAR, é uma medida das despesas de mão de obra de um hotel em relação ao número de quartos disponíveis. O LPAR é calculado dividindo os custos totais de mão de obra pelo total de quartos disponíveis em um determinado período.
LPAR = Total de Mão de Obra/Total de Noites Disponíveis
Mão de obra por quarto disponível LPAR
Custos de aquisição de hóspedes (GAC)
Os custos de aquisição de hóspedes, ou GAC, são as despesas usadas para gerar reservas para um hotel. Isso inclui comissões de agência, taxas de transação e despesas de vendas e marketing. Geralmente, quanto menores os custos de aquisição, mais lucrativas são as vendas de quartos. Para calcular o GAC, divida os custos totais de aquisição pela receita total de quartos em um determinado período e multiplique por 100.
GAC = Custos totais de aquisição/Receita total de quartos x 100
6 maneiras de reduzir as despesas operacionais do hotel
Agora vamos imaginar que você analisou sua demonstração de resultados e descobriu que os custos operacionais subiram muito entre os departamentos. Embora cada propriedade tenha uma abordagem diferente, aqui estão algumas áreas-chave a serem consideradas para simplificar as operações e otimizar os custos.
1. Agende de forma mais inteligente
O agendamento eficaz é a maneira mais fácil de gerenciar os custos de mão de obra. Os níveis de pessoal devem estar intimamente relacionados com o fluxo de chegadas e partidas. Por exemplo, a equipe de limpeza deve ser agendada com base na ocupação diária esperada e no tempo médio necessário para limpar um quarto. Para todos os departamentos, os custos podem ser reduzidos enviando os funcionários para casa mais cedo ou pedindo que eles cheguem mais tarde, quando o hotel estiver mais silencioso do que o previsto.
2. Equipe de treinamento cruzado
Quanto mais versáteis forem os funcionários para cobrir tarefas em outros departamentos, mais flexibilidade você terá para transferir recursos para onde eles são mais necessários. Por exemplo, em algumas propriedades menores, a equipe da recepção é treinada para acomodar os hóspedes no restaurante, fornecer serviço de quarto e limpar os quartos. O treinamento cruzado permite que você opere com menos funcionários na propriedade, desenvolva o trabalho em equipe e ajude os funcionários a desenvolver novas habilidades.
3. Ofereça serviços de limpeza opcionais
No setor de hospitalidade, os viajantes esperam serviços de limpeza opcionais e muitos gostam da flexibilidade, mas às vezes precisam de um empurrãozinho. No check-in ou antes da chegada, pergunte aos hóspedes se eles preferem serviços de limpeza intermitentes em vez de diários. Isso não apenas economizará custos de mão de obra, mas também reduzirá os custos de lavagem e aumentará a eficiência operacional.
4. Reduza os custos de energia
Os hotéis nos EUA gastam cerca de 6% dos custos operacionais com energia a cada ano, de acordo com a Energy Star , e os custos subiram ainda mais recentemente. Para reduzi-los, comece com iniciativas de sustentabilidade simples e acessíveis , como lâmpadas LED, treinamento de funcionários e manutenção regular de sistemas HVAC. A longo prazo, invista em sensores de ocupação, termostatos inteligentes e sistemas HVAC com eficiência energética.
5. Pratique uma gestão de receita inteligente
A gestão de receita é mais do que gerar receita, é também controlar os custos de distribuição e aquisição de convidados. Os custos podem variar significativamente por canal, e uma estratégia de reserva direta ajudará a reduzir as comissões OTA . Ao segmentar hóspedes recorrentes e de longa permanência, você pode reduzir os custos de marketing e mão de obra. E ao prever a ocupação com precisão, você pode ajudar a reduzir o excesso de pessoal e o desperdício.
6. Reavalie sua pilha de software
Com a proliferação da tecnologia nos hotéis, é fácil perder o controle dos custos. Para reduzir as despesas de mão-de-obra, utilize ferramentas que automatizam tarefas simples e repetitivas, como um mecanismo de reserva na Web, uma plataforma de engajamento de hóspedes e uma solução de check-in remoto. Para reduzir os custos de tecnologia no local, mude para uma plataforma integrada de gerenciamento de hospitalidade baseada em nuvem .
Por exemplo, a Triple C Hotels & Resorts cortou 60% de seu orçamento de software para hotéis e aumentou as reservas diretas em 12% ao mudar para um sistema de gerenciamento de propriedades (PMS) baseado em nuvem PMS com um mecanismo integrado de inteligência de preços.
5 perguntas a serem feitas ao reduzir as despesas operacionais do hotel
Por fim, é importante considerar como a redução de despesas afetará a qualidade, a satisfação do hóspede e a satisfação dos funcionários . Se seus esforços prejudicarem a fidelidade do hóspede, a rotatividade da equipe ou a reputação online, os custos poderão exceder os benefícios.
Antes de decidir se deve ou não reduzir custos, faça as seguintes perguntas:
Qual será o impacto na qualidade? Podemos continuar a manter os nossos padrões de qualidade?
Como isso afetará nossos hóspedes? Iremos frustrá-los ou incomodá-los?
Como isso afetará nossa capacidade de manter as taxas de ocupação e atingir os objetivos de receita?
Como as cargas de trabalho e o moral da equipe serão afetados? O faturamento vai aumentar?
Como podemos implementar as mudanças de forma que a equipe e os hóspedes as apoiem?
Peça a opinião dos hóspedes e monitore de perto o feedback em avaliações e pesquisas online. Sempre que possível, envolva também os membros da equipe no processo. Ao compartilhar metas financeiras com a equipe e recompensá-los pelas conquistas, você criará uma cultura de responsabilidade fiscal em todos os departamentos operacionais.
Ser um defensor dos custos nem sempre é fácil, mas ajudará você a executar uma operação mais enxuta e lucrativa e o posicionará para o sucesso agora e no futuro.