Departamentos de limpeza e outros departamentos

Departamentos de limpeza e outros departamentos

Não importa o tipo de hotel ou a categoria do viajante, os hotéis estão no setor de serviços e seu objetivo é atender às expectativas dos hóspedes.
Para ajudar a atingir esse objetivo, todos os funcionários do hotel devem trabalhar em equipe para fornecer um serviço consistente de alta qualidade que promova a fidelidade dos hóspedes. Por exemplo
Quando os departamentos de limpeza e recepção trabalham juntos como uma equipe para garantir que os quartos de hóspedes sejam limpos e preparados para a chegada dos hóspedes.

 
Se a equipe de limpeza não puder fornecer quartos limpos com rapidez suficiente para a recepção vender, especialmente na alta temporada, o resultado será perda de vendas e hóspedes.O departamento de limpeza é responsável pela limpeza e manutenção dos quartos de hóspedes, áreas públicas, escritórios e áreas de serviço do hotel para que a propriedade esteja tão nova e atraente quanto no primeiro dia de funcionamento. 


A seguir estão breves descrições das relações do departamento de limpeza com outros departamentos do hotel:

 Recepção

Os quartos são a principal preocupação de ambos os departamentos. Eles devem trocar informações continuamente sobre o status dos quartos para que os quartos de check-out possam ser devolvidos para uso o mais rápido possível.
Além disso, reformas, reparos e manutenção podem ser programados durante períodos de baixa ocupação. O departamento de limpeza precisa relatar à recepção qualquer comportamento incomum do hóspede que possa resultar em perda de receita ou má publicidade para o hotel.

Engenharia

 É responsabilidade da equipe de limpeza solicitar ao departamento de engenharia que conclua pequenos reparos para evitar uma grande avaria. Eles devem trabalhar em conjunto como uma equipe, para concluir a manutenção preventiva e as reformas com o mínimo de perturbação aos hóspedes.

O departamento de engenharia também espera que a equipe de limpeza contribua para os esforços de conservação de calor, água e eletricidade.

Segurança

 As responsabilidades pela segurança incluem patrulhar a propriedade, monitorar equipamentos de vigilância e, em geral, garantir que hóspedes, visitantes e funcionários estejam seguros no hotel.

Como o pessoal de limpeza trabalha em todas as áreas do hotel, eles estão em posição de contribuir para os esforços de segurança do hotel. Por exemplo, ao limpar os quartos de hóspedes, os atendentes geralmente são responsáveis ​​por trancar e proteger portas e janelas.

Recursos Humanos

 O relacionamento entre o departamento de recursos humanos e o departamento de limpeza é semelhante ao mencionado anteriormente com o departamento de recepção.

Alimentos e Bebidas 

O relacionamento entre o departamento de limpeza e o departamento de alimentos e bebidas envolve o fornecimento de toalhas de mesa e uniformes. O departamento de banquetes, em particular, deve avisar o departamento de limpeza sobre suas necessidades previstas, já que os negócios de banquetes podem flutuar consideravelmente.
Um bom relacionamento deve ser mantido entre o serviço de limpeza e o serviço de quarto para garantir a prestação de serviços de limpeza em tempo hábil. 

Vendas/Marketing 

O departamento de vendas e marketing depende muito do departamento de limpeza para entrega rápida de bens/serviços conforme prometido aos hóspedes.

Os maiores problemas, especialmente em grandes hotéis, são convenções e grupos consecutivos. O front office, vendas e marketing e limpeza compartilham a responsabilidade de garantir que os quartos estejam prontos e limpos para os grupos de hóspedes que chegam.

Compras

 O departamento de compras compra todos os suprimentos de limpeza e para hóspedes. Seu relacionamento com o departamento de limpeza é autoevidente.

Quando se trata de decidir qual marca, qualidade ou tamanho deve ser estocado - seja o item sabão em pó ou colchões - a governanta executiva e o agente de compras devem reunir seus conhecimentos para considerar o custo e a disponibilidade dos produtos.

Contas

 Como o departamento de limpeza mantém inventários de produtos de limpeza, equipamentos, roupas de cama, uniformes e outras comodidades para hóspedes, a governança executiva geralmente precisa trabalhar em estreita colaboração com o gerente do depósito, que é reportado ao controlador do hotel.