Departamentos de limpeza e outros departamentos
Departamentos de limpeza e outros departamentos
Não importa o tipo de hotel ou a categoria do viajante, os hotéis estão no setor de serviços e seu objetivo é atender às expectativas dos hóspedes.
Para ajudar a atingir esse objetivo, todos os funcionários do hotel devem trabalhar em equipe para fornecer um serviço consistente de alta qualidade que promova a fidelidade dos hóspedes. Por exemplo
Quando os departamentos de limpeza e recepção trabalham juntos como uma equipe para garantir que os quartos de hóspedes sejam limpos e preparados para a chegada dos hóspedes.
Se a equipe de limpeza não puder fornecer quartos limpos com rapidez suficiente para a recepção vender, especialmente na alta temporada, o resultado será perda de vendas e hóspedes.O departamento de limpeza é responsável pela limpeza e manutenção dos quartos de hóspedes, áreas públicas, escritórios e áreas de serviço do hotel para que a propriedade esteja tão nova e atraente quanto no primeiro dia de funcionamento.
A seguir estão breves descrições das relações do departamento de limpeza com outros departamentos do hotel:
Recepção
Os quartos são a principal preocupação de ambos os departamentos. Eles devem trocar informações continuamente sobre o status dos quartos para que os quartos de check-out possam ser devolvidos para uso o mais rápido possível.
Além disso, reformas, reparos e manutenção podem ser programados durante períodos de baixa ocupação. O departamento de limpeza precisa relatar à recepção qualquer comportamento incomum do hóspede que possa resultar em perda de receita ou má publicidade para o hotel.
Engenharia
É responsabilidade da equipe de limpeza solicitar ao departamento de engenharia que conclua pequenos reparos para evitar uma grande avaria. Eles devem trabalhar em conjunto como uma equipe, para concluir a manutenção preventiva e as reformas com o mínimo de perturbação aos hóspedes.
O departamento de engenharia também espera que a equipe de limpeza contribua para os esforços de conservação de calor, água e eletricidade.
Segurança
As responsabilidades pela segurança incluem patrulhar a propriedade, monitorar equipamentos de vigilância e, em geral, garantir que hóspedes, visitantes e funcionários estejam seguros no hotel.
Recursos Humanos
O relacionamento entre o departamento de recursos humanos e o departamento de limpeza é semelhante ao mencionado anteriormente com o departamento de recepção.
Alimentos e Bebidas
O relacionamento entre o departamento de limpeza e o departamento de alimentos e bebidas envolve o fornecimento de toalhas de mesa e uniformes. O departamento de banquetes, em particular, deve avisar o departamento de limpeza sobre suas necessidades previstas, já que os negócios de banquetes podem flutuar consideravelmente.
Um bom relacionamento deve ser mantido entre o serviço de limpeza e o serviço de quarto para garantir a prestação de serviços de limpeza em tempo hábil.
Vendas/Marketing
O departamento de vendas e marketing depende muito do departamento de limpeza para entrega rápida de bens/serviços conforme prometido aos hóspedes.
Os maiores problemas, especialmente em grandes hotéis, são convenções e grupos consecutivos. O front office, vendas e marketing e limpeza compartilham a responsabilidade de garantir que os quartos estejam prontos e limpos para os grupos de hóspedes que chegam.
Compras
O departamento de compras compra todos os suprimentos de limpeza e para hóspedes. Seu relacionamento com o departamento de limpeza é autoevidente.
Quando se trata de decidir qual marca, qualidade ou tamanho deve ser estocado - seja o item sabão em pó ou colchões - a governanta executiva e o agente de compras devem reunir seus conhecimentos para considerar o custo e a disponibilidade dos produtos.
Contas
Como o departamento de limpeza mantém inventários de produtos de limpeza, equipamentos, roupas de cama, uniformes e outras comodidades para hóspedes, a governança executiva geralmente precisa trabalhar em estreita colaboração com o gerente do depósito, que é reportado ao controlador do hotel.