Higiene Pessoal
Higiene Pessoal
Higiene pessoal
O corpo humano é fonte de muitos tipos de contaminação e também um meio comum de contaminação cruzada.
A higiene pessoal afeta a segurança alimentar, bem como as impressões que os clientes têm sobre o estabelecimento.
Muitas doenças transmitidas por alimentos são atribuídas a funcionários que manipulam alimentos. Os funcionários do serviço de alimentação não devem tossir ou espirrar nas mãos, coçar a cabeça, tocar o rosto ou praticar hábitos que contaminem as mãos e os alimentos com os quais estão trabalhando.
Higiene
Patógenos são comumente encontrados na pele e no nariz de pessoas saudáveis. Coçar a cabeça e o nariz pode resultar na transferência de bactérias pelas mãos para os alimentos, o que pode causar doenças aos clientes. Fumar em salas de alimentação pode causar contaminação de alimentos por pontas de cigarro, cinzas ou mãos. A prevenção de doenças transmitidas por alimentos deve começar com boas práticas de higiene pessoal por manipuladores de alimentos, tanto na limpeza pessoal quanto nos hábitos para evitar a contaminação de alimentos por patógenos.
É vital que bons padrões de higiene pessoal sejam mantidos pelos manipuladores de alimentos e por toda a equipe da cozinha. Mãos contaminadas espalharão bactérias pela cozinha muito rapidamente.
Existem seis fatores que devem ser considerados em relação à higiene pessoal:
- Aparência
- Hábitos pessoais
- Condições de saúde
- Gestão da Saúde
- Higiene das mãos
- Roupas de proteção
Hábitos pessoaisFuncionários envolvidos no manuseio de alimentos não devem ser designados para manusear dinheiro também.
Quando espirrar ou tossir dentro da área de preparação de alimentos for inevitável, os manipuladores de alimentos devem se afastar dos alimentos e cobrir o nariz e a boca. As mãos devem ser cuidadosamente limpas imediatamente.
Nas áreas de preparação de alimentos, deve-se evitar os seguintes comportamentos que podem resultar na contaminação dos alimentos:
- Armazenar pertences pessoais em qualquer área de preparação de alimentos
- Fumar cigarros ou tabaco
- Mastigar, comer, espirrar ou tossir sobre alimentos desprotegidos
- Tocar em alimentos prontos para consumo com as mãos nuas
- Cuspir
Condições de saúde
Os supervisores devem proibir funcionários que sofrem de doenças infecciosas intestinais de manusear alimentos ou equipamentos.
Até que o funcionário tenha sido certificado por um médico de que ele/ela se recuperou totalmente ou que os sintomas tenham cessado por 48 horas.
Além disso, os registros médicos da equipe devem ser mantidos adequadamente para referência futura quando necessário.
Saúde Pessoal
• Funcionários com sintomas de doenças infecciosas intestinais agudas, como diarreia e vômitos, ou dor de garganta, não devem manusear alimentos.
• Relate a doença ou os sintomas da doença ao empregador ou supervisor e procure tratamento médico.
• Os funcionários devem ser imediatamente suspensos de qualquer trabalho que possa envolver contato direto ou indireto com alimentos, incluindo contato com utensílios ou equipamentos de alimentos.
• Os funcionários que receberem ordens dos agentes de saúde para parar de trabalhar ou de participar de negócios com alimentos devem ter autorização por escrito dos agentes de saúde antes de retornarem para manusear alimentos.
Lesões
• Cortes ou feridas abertas nas partes expostas do corpo devem ser completamente protegidas por luvas impermeáveis à prova d'água ou esparadrapos.
• Os curativos ou curativos não devem ser da cor da pele, para que possam ser facilmente detectados caso caiam.
• Os curativos ou curativos devem ser trocados regularmente.
• Em caso de feridas descamativas ou sangrantes em partes expostas do corpo que não possam ser cobertas adequadamente, a equipe deve ser suspensa do trabalho até que as feridas cicatrizem.
• Em caso de feridas sangrantes nos olhos, ouvidos, boca e gengivas, a equipe deve parar de trabalhar.