Limpeza de quartos

Limpeza de quartos

A limpeza de quartos se refere às tarefas de limpeza de todos os quartos de hóspedes em uma propriedade de hotel. É responsabilidade dos atendentes de quarto seguir os procedimentos adequados de limpeza de quartos para que quartos adequados possam ser fornecidos aos hóspedes durante sua estadia no hotel.
Os atendentes de quarto devem garantir que os quartos estejam arrumados, limpos e confortáveis.


Resumo

A maioria dos atendentes de quarto de hotel trabalha no turno da manhã, já que os check-outs geralmente acontecem antes do meio-dia. Antes do início de suas funções, os atendentes são obrigados a comparecer a um briefing matinal conduzido pela governanta executiva ou pelo supervisor.
Questões como reclamações ou problemas associados à conduta ou procedimentos de trabalho serão abordadas durante a reunião, que também fornece informações e orientações importantes aos atendentes de sala, incluindo:
• Quantos cômodos precisam ser limpos por dia?• Algum grupo grande ou excursão chegará cedo e solicitará quartos?• Há algum pedido especial de limpeza, como a instalação de camas extras antes da chegada dos hóspedes?


Tempos de limpeza

 Folhas de atribuição de quartos e cartões-chave de quartos serão distribuídos aos atendentes de quarto durante o briefing. O número de quartos a serem limpos por cada atendente de quarto varia de 10 a 15, o que varia de acordo com o tamanho dos quartos, categorias dos quartos, complexidade das configurações dos quartos (por exemplo, suprimentos e amenidades fornecidos) e também o padrão de limpeza conforme exigido pelo hotel.

O tempo necessário para limpar um quarto de check-out padrão é de cerca de 30 minutos.
É necessário menos tempo para limpar um quarto ocupado; isso deve ser considerado pelos supervisores nas atribuições de quartos para garantir que as cargas de trabalho possam ser distribuídas de forma justa a todos os atendentes.


Preparação para limpeza

Os trabalhos de preparação a serem concluídos pelos camareiros antes das tarefas de limpeza incluem abastecer o carrinho de limpeza e priorizar as ordens de limpeza dos quartos.
O carrinho de limpeza deve estar cheio de roupas de cama e suprimentos para hóspedes suficientes para a carga de trabalho do dia.
Os quartos a serem limpos são sempre priorizados em uma ordem lógica, conforme listado abaixo:

  1. Quartos ocupados com solicitação de serviço
  2. Quartos bloqueados para chegadas
  3. Quartos de check-out
  4. Quartos ocupados

 

Procedimento de limpezaOs procedimentos padrão de limpeza de um quarto de hóspedes são mais ou menos os mesmos em todos os hotéis. Os camareiros sem experiência sempre recebem treinamento para aprender as habilidades e métodos para executar suas tarefas de limpeza de quartos.

 
A tabela abaixo resume as principais etapas realizadas pelos camareiros durante o processo de limpeza dos quartos:


1. Entre no quarto de hóspedes.Bata na porta e anuncie a limpeza antes de entrar.


2. Verifique e abra a sala.Abra as cortinas, verifique as comodidades. Certifique-se de que nenhum pertence pessoal seja deixado nos quartos de check-out.


3. Arrume a cama.Substitua a roupa suja por roupa limpa e fresca.


4. Limpe o lixo e tire o pó do quarto.Recolha o lixo e esvazie os cinzeiros, se houver algum.


5. Limpe o banheiro.Limpe e desinfete o banheiro, troque as toalhas e reabasteça os suprimentos para os hóspedes.


6. Aspiração.Aspire de dentro para fora do cômodo.


7. Verificação final e devolução do quarto ao inventário. Verifique se todos os itens estão dentro do quarto antes de sair. Retorne o quarto ao inventário e atualize a folha de atribuição do quarto.