Preços do menu

Preços do menu

O preço do menu é um dos fatores críticos para o sucesso do negócio de um restaurante . Ele determina quanto dinheiro o restaurante ganharia e a percepção de quanto os clientes estariam dispostos a pagar para jantar no restaurante.
Não existe um método padronizado para precificar o cardápio, mas algumas abordagens são comumente usadas por profissionais para diferentes propósitos.

 
Duas abordagens diferentes para precificação de menus são apresentadas abaixo:


Baseado em custos


Basicamente, os preços de venda são marcados a partir do custo dos produtos vendidos. Uma porcentagem de custo de comida é sempre calculada para representar a diferença entre o custo e o preço de venda real do item do menu, conforme mostrado abaixo:
Custo da comidaPorcentagem de custo de alimentos = ------------------------ x 100% Preço de venda
As porcentagens de custo de alimentos de restaurantes variam de 20 a 30%. Alguns casos excepcionais, como itens de bife e frutos do mar, podem ter custos de alimentos mais altos. Bebidas, geralmente, têm porcentagens de custo de alimentos mais baixas, o que significa que uma margem de lucro maior sempre pode ser alcançada.


Subjetivo


A precificação por meio dessa abordagem não se baseia na consideração do custo de produção de alimentos, mas em outros fatores. Por exemplo, um restaurante de alta gastronomia que visa enfatizar seus serviços de alimentos e bebidas de alta qualidade escolheria definir os preços mais altos para seus itens de menu para projetar uma imagem de luxo a fim de atrair clientes de alto nível.
Alguns restaurantes de fast food também usam a abordagem subjetiva, precificando alguns itens do menu abaixo dos preços de mercado (às vezes até abaixo do custo) para atrair clientes.
Essa abordagem de preço mais baixo pode ajudar a aumentar a participação no mercado e geralmente funciona bem.


Design de cardápio


Um menu é qualquer coisa que você usa para se comunicar com seus clientes em potencial, mostrando a eles o que seu restaurante tem a oferecer. Existem diferentes tipos de menus, incluindo menus tradicionais portáteis, menus elaboradamente impressos, painéis de menu e até mesmo menus verbais.


Tudo o que é feito no restaurante e como o estabelecimento é percebido, está ligado à comida e ao menu . O menu, em grande parte, define a imagem do restaurante e eleva ou diminui as expectativas dos clientes.
As primeiras impressões são sempre importantes; o menu deve complementar o negócio. Alguns menus são construídos em torno da história, do cenário cultural, da culinária ou do tema do restaurante. O design do menu deve incluir os sete pontos a seguir.

  1. Refletir a identidade e decoração do restaurante
  2. O papel ou cartão escolhido deve ser de boa qualidade
  3. O design do menu deve ser único, simples e altamente reconhecível
  4. O estilo de impressão deve ser de fácil leitura e bem espaçado
  5. Um padrão bem identificado de movimento ocular dos clientes pode ser seguido
  6. Os encartes de encaixe nos menus podem ser usados ​​para anunciar pratos especiais diários
  7. Menus com pouca informação não inspiram