Propriedade da cadeia
Propriedades da cadeia
Existem muitas cadeias de serviços de alimentos e bebidas no mundo. Essas cadeias podem ser agrupadas em cadeias de conceito único e cadeias de conceito múltiplo .
O público em geral geralmente não tem ideia de que redes de serviços de alimentação com múltiplos conceitos são de propriedade da mesma empresa. As oportunidades de promoção são consideráveis, pois eles geralmente têm uma forte identidade de marca local e internacional. Normalmente, uma porcentagem das vendas é automaticamente retirada para publicidade. Dependendo da localização dos restaurantes, a clientela pode variar de acordo.
Cadeias de conceito único
As redes de restaurantes com conceito único incluem: McDonald's, Subway, Burger King e KFC. Normalmente, redes de conceito único oferecem oportunidades de franquia.
Cadeias multiconceituais
As cadeias de múltiplos conceitos incluem: Maxim's Catering Limited - operando restaurantes de fast food, chineses e ocidentais finos.
Normalmente, as cadeias de múltiplos conceitos têm um sistema de reservas centralizado e algumas oferecem oportunidades de franquia.
A imagem em anexo mostra detalhes das classificações de serviços de alimentos e bebidas com base nos modos de propriedade independente ou propriedade em cadeia e nas direções de foco no lucro ou foco sem fins lucrativos.
Consulte a seção de recursos do módulo para obter uma versão para download das classificações para serviços de alimentos e bebidas.
Focado em fins não lucrativos
Serviços de alimentos e bebidas que não têm fins lucrativos são principalmente subsidiados ou assistenciais em sua natureza. A redução de custos é enfatizada nas operações, o que explica seus preços relativamente baixos quando comparados com aqueles voltados para o lucro.
Alguns desses serviços de alimentos e bebidas podem até mesmo fornecer refeições de graça. Exemplos comuns desses tipos de serviços de alimentos e bebidas incluem cafeterias de empresas, cantinas escolares e cafeterias em hospitais, etc.
Focado em Lucro
A maioria dos serviços de alimentos e bebidas disponíveis no mercado são comerciais e visam gerar lucro. Eles incluem restaurantes em geral, restaurantes em hotéis, restaurantes de fast food, bares e restaurantes de clubes, etc.